Blog Saúde Financeira

Dicas para gerenciar as dívidas e ter mais tranquilidade

Preocupação comum para muitos aposentados, as dívidas afetam o psicológico e a estabilidade financeira justamente na fase da vida onde os gastos tendem a aumentar, principalmente aqueles relacionados à saúde. E entender como administrar essa situação de forma eficaz é importante para tirar o bolso do vermelho e ter mais tranquilidade. Confira algumas dicas:

  • Avalie sua situação financeira

Fazer uma análise completa das suas finanças é o primeiro passo para gerenciar de forma efetiva suas dívidas. Liste todas elas: empréstimos, financiamentos, compras parceladas em cartões de crédito etc. Anote também os saldos devedores, as taxas de juros e o valor dos pagamentos mínimos.

  • Renegocie seus débitos

Com essa visão geral das suas dívidas, será possível analisar melhor a possibilidade de renegociá-las. Entre em contato com seus credores e explore a possibilidade de reduzir as taxas de juros, o que pode diminuir o valor total devido ao longo do tempo. Não tenha medo: muitas instituições financeiras estão dispostas a isso.

  • Troque dívidas mais caras por outra mais barata

Se não conseguir uma renegociação vantajosa, avalie se vale a pena pedir um novo empréstimo pessoal ou linha de crédito com taxas de juros mais baixas para quitar as atuais pendências de uma vez só. Assim, você passa a pagar apenas um único valor mensal (desse novo crédito), que pode caber melhor no seu bolso e ainda facilitar o seu controle financeiro.

  • Crie um “plano de pagamento”

Seja renegociando ou trocando dívidas caras por outra mais barata, desenvolva um plano de pagamento estruturado, definindo metas realistas onde você realmente poderá quitar o que deve sem comprometer novamente as suas finanças. Se for o caso, comece direcionando recursos extras para a dívida com a taxa de juros mais alta, enquanto paga o valor mínimo em outras dívidas. À medida que cada dívida for liquidada, redirecione os pagamentos para as próximas em sua lista. Isso criará um efeito bola de neve positivo e acelerará o processo de eliminação das dívidas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?