Abril Azul: um olhar sobre o TEA
Informe-se e engaje-se junto com a PREVHAB no combate à discriminação e na promoção da inclusão social de pessoas que sofrem do Transtorno do Espectro Autista - TEA (Autismo, Síndrome de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento).

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença, mas um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação, na sociabilidade e na interação social. É um transtorno que afeta toda a família, e não apenas o indivíduo diagnosticado.

As pessoas com TEA (categoria que engloba o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento) possuem padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, que geram estranheza e podem ocasionar reações preconceituosas de demais indivíduos da sociedade. Por isso, a importância do Abril Azul na conscientização sobre o transtorno.

detalhe-abril-azul

A campanha Abril Azul é também representada pelo símbolo do infinito colorido, que refere-se as várias formas de expressão dentro do TEA.

APRENDA A IDENTIFICAR
OS PRINCIPAIS SINAIS

Dificuldade na interação social

Dificuldade na interação social

Dificuldade em: manter contato visual ou evitá-lo completamente; entender expressões faciais, linguagem corporal e gestos; iniciar e manter conversas, fazer amigos e compreender as regras sociais; entender e compartilhar os sentimentos dos outros.

Dificuldade na comunicação

Dificuldade na comunicação

Atraso no desenvolvimento da fala ou ausência de fala; repetição de palavras ou frases; dificuldade em usar a linguagem ou gestos e expressões faciais para se comunicar.

Comportamentos repetitivos e sensibilidade incomum

Comportamentos repetitivos e sensibilidade incomum

Movimentos repetitivos com as mãos, corpo ou objetos; foco intenso em um único assunto ou atividade; dificuldade em lidar com mudanças na rotina e necessidade de previsibilidade; sensibilidade incomum a sons, luzes, texturas, cheiros ou sabores.

Dificuldades de atenção

Dificuldades de atenção

Dificuldade em focar em uma tarefa ou atividade, em esperar a sua vez e agir sem pensar, em seguir instruções e completar tarefas, além de agitação excessiva e dificuldade em ficar parado.

De acordo com o quadro clínico, o TEA pode ser classificado em 3 níveis:

No nível 1, a pessoa apresenta interesse reduzido em iniciar interações sociais e persistência nas mesmas atividades e comportamentos. Também apresenta problemas com organização e planejamento, que acabam sendo obstáculos à independência. Exige apoio leve para diminuir os prejuízos.

No nível 2, a pessoa apresenta déficits mais acentuados na comunicação, com dificuldade em iniciar interações sociais e em responder a aberturas sociais que partem dos outros. Há uma maior dificuldade em lidar com mudanças e apresenta comportamentos mais repetitivos e aparentes. Necessita de apoio relevante.

No nível 3, e mais grave, a pessoa necessita de muito apoio para a comunicação básica e o envolvimento com outros. O déficit na comunicação se apresenta de forma mais evidente.

Fonte: Governo Federal

Você sabia? INSS oferece benefício a quem é diagnosticado com TEA

Ainda que normalmente associado a crianças, atualmente, com a evolução dos diagnósticos, muitos adultos vêm se descobrindo dentro do espectro. Nesse contexto, a pessoa com TEA tem direito a qualquer benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que cumpra os requisitos necessários de cada um.

Quem não é contribuinte e é baixa renda, por exemplo, pode receber o benefício de prestação continuada (BPC) à pessoa com deficiência e o auxílio-inclusão.

Para saber mais e solicitar qualquer um dos benefícios, acesse o Meu INSS (ou o aplicativo para celular) – opção “Novo Pedido”, ou ligue gratuitamente para 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Uma seleção de vídeos
para você se informar ainda mais

A seguir, selecionamos alguns vídeos que podem te ajudar na sua conscientização, no combate ao preconceito e na luta pela inclusão social de pessoas com TEA.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?