Blog Saúde Financeira

Informação é vital para se proteger contra golpes na internet, principalmente os idosos

Golpistas frequentemente visam o idoso devido à sua vulnerabilidade e falta de familiaridade com os mecanismos digitais. Por isso, manter-se atualizado sobre as principais táticas aplicadas pelos “bandidos virtuais” e as medidas de segurança recomendadas é importante para não cair em armadilhas e ter prejuízos. Portanto:

1. Esteja ciente dos golpes mais comuns

Alguns exemplos incluem e-mails, SMS e telefonemas fraudulentos sobre notificações judiciais ou alertas de compras supostamente realizadas, abordagens via WhatsApp com falsas ofertas de investimento ou solicitações de PIX em nome de pessoas conhecidas, dentre outros.

2. Sempre consulte fontes confiáveis

Antes de tomar qualquer medida que envolva a transferência de valores, fale com sua família e consulte sites governamentais e instituições financeiras respeitáveis para confirmar a veracidade da mensagem que recebeu.

3. Desconfie de solicitações de informações pessoais

Lembre-se de que órgãos governamentais e instituições financeiras legítimas nunca solicitarão informações sensíveis por e-mail, telefone ou WhatsApp, tais como números de cartão de crédito, senhas e dados da Previdência Social, por exemplo.

Em suma: mantenha-se informado, conte com o apoio dos seus entes queridos e sempre fique com o sinal de alerta ligado ao ser abordado pela internet ou por telefone, principalmente se a mensagem — seja por e-mail, WhatsApp ou SMS — tiver conteúdo que envolva movimentações financeiras ou cobranças.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?