A melhor idade pode trazer uma série de desafios emocionais, físicos e sociais que contribuem para o estresse e a ansiedade. No entanto, técnicas como o mindfulness e a meditação guiada têm se mostrado eficazes para ajudar a cultivar um estado de equilíbrio mais pleno.
MINDFULNESS
Mindfulness (atenção plena) é a prática de estar plenamente concentrado no agora. Envolve a atenção consciente às sensações, pensamentos e emoções que surgem no momento presente, deixando de lado as preocupações do passado e do futuro. Ela é indicada para aumentar a aceitação e a compreensão das mudanças que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Para praticá-la, basta sentar-se confortavelmente, fechar os olhos, observar sua respiração e deixar o pensamento fluir.
Conheça algumas dicas para começar:
- Ao acordar, medite em silêncio para sentir suas emoções e entender o que elas podem estar dizendo;
- Depois, passe pelo menos 10 minutos sentindo e pensando em pessoas e coisas pelas quais você é grato;
- Em seguida, faça o seu desjejum em silêncio, mas com prazer e de maneira totalmente atenta e alegre;
- Ao longo do dia, faça pausas na sua rotina para simplesmente respirar, em silêncio, por pelo menos 10 minutos, permitindo-se sentir o ambiente ao seu redor.
MEDITAÇÃO GUIADA
Já a meditação guiada, como a expressão sugere, é a meditação com a orientação de outra pessoa, que direciona e disciplina a sua atenção. É a prática ideal caso você tenha dificuldade de concentração. Ela pode ser feita com a ajuda de textos, vídeos, áudios e/ou presencialmente.
Inclusive, há sessões gratuitas no YouTube. Veja só um exemplo:
Tudo isso ajuda os idosos a lidar com o estresse, cultivar o equilíbrio emocional e aproveitar plenamente essa fase da vida. Então, que tal dar o pontapé inicial rumo às práticas de meditação para melhorar a sua saúde mental?