Blog Saúde Financeira

Compra por impulso: o que os golpistas mais gostam na Internet

Você está navegando na Internet, dentro de sua conta em uma rede social ou mesmo no seu portal de informações preferido, mantido por uma respeitada empresa de notícias. De repente, aparece na sua tela uma oferta imperdível, de um eletrodoméstico de última geração pela metade do preço – e justamente daquela marca que você andou procurando horas antes na Internet. Boom! Você faz a compra online antes que aquela promoção fantástica acabe. Um detalhe: você teve que colocar todos os dados do seu cartão de crédito, pois o site da loja vendedora só aceitava esse meio de pagamento.

Parabéns! É muito provável que você tenha acabado de cair num dos golpes mais comuns da Internet atualmente.

E nesse caso, a culpa recai sobre a famosa “compra por impulso”. Uma atitude que é preciso abolir do dia a dia, pelo bem das suas finanças e da sua qualidade de vida.

Mas se você caiu nesse tipo de golpe, é importante que saiba o seguinte:

1) Você não está só. Somente no primeiro semestre de 2023, nosso país registrou mais de 2 milhões de tentativas de fraude em compras por e-commerce, de acordo com a ClearSale (empresa de soluções antifraude), envolvendo um montante aproximado de R$ 2,5 bilhões.

2) As tentativas de golpe continuarão e ficarão cada vez mais refinadas e inteligentes. Por isso, é importante ficar atento na Internet, não decidir comprar por impulso e tomar as devidas precauções.

Listamos a seguir alguns dos principais tipos de golpe aplicadas atualmente na Internet. Assim você pode reconhecê-los na hora H e, também, se prevenir de forma adequada.


a) Fraude de Triangulação

Venda de produto inexistente em página online aparentemente confiável. Além de perder o valor pago, o cliente entrega todos os dados do seu cartão de crédito aos bandidos, que poderão fazer novas transações indevidas em lojas reais.

b) Fraude das Páginas Clonadas

O cliente faz uma transação em site de marketplace clonado, achando que está na página da loja verdadeira. Os bandidos capturam os dados e os utilizam para outros fins.

c) Phishing

É o envio de links por mensagens eletrônicas (geralmente e-mails), em nome de marcas conhecidas ou de órgãos do governo, com a proposta de atualizar o seu cadastro, informar sobre uma multa ou vender produtos em promoção – mas com o objetivo de roubar seus dados. Se você clicar no link, o estrago está feito.

Fique atento!!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?