Notícias, artigos e comunicados

Queda da Selic não compromete o atingimento das metas atuariais, afirma Aditus

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,50 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic) não afeta a política de investimentos de curto prazo das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Segundo depoimento de Guilherme Benites, sócio da Aditus Consultoria, para a Investidor Institucional, a queda da Selic para 11,25% ao ano decidida em 31 de janeiro já era esperada e não compromete o atingimento das metas atuariais neste ano.

À revista, ele pontuou que as EFPCs traçaram as políticas de investimentos no ano passado com uma expectativa de Selic terminal perto de 9% ao ano, o que representa um juro médio na casa de 10% em 2023. E a PREVHAB foi uma delas, como explica João Luiz Ribeiro Lopes, Gerente de Investimento.

“De fato considerando as projeções do mercado reunidas e divulgadas pelo Banco Central no boletim Focus de 06/02/2024, a taxa SELIC — que hoje encontra-se em 11,25% a.a — deverá encerrar este ano a 9,0% a.a, com a taxa média estabelecendo-se em torno de 10,0% a.a. Já a inflação oficial medida pelo IPCA está estimada em 3,81% para 2024. Diante de tais números a taxa real de juros (taxa média de juros descontada a inflação) ficará em torno de 6,0% a.a., superior, portanto, à taxa da meta atuarial de 4,6% (descontada a inflação)”, disse João. “Vale ressaltar que essas projeções têm uma maior aderência em relação aos investimentos no segmento de Renda Fixa e que os demais segmentos dependerão das condições de seus mercados específicos, principalmente no que se refere ao segmento imobiliário”, completou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?