Notícias, artigos e comunicados

Segmento Imobiliário afeta rentabilidade dos investimentos do Plano Plenus em 2023

Os investimentos do Plano Plenus encerraram o exercício de 2023 com rentabilidade líquida acumulada de 4,70%, abaixo da meta atuarial de 8,63% — um resultado ligado, principalmente, à desvalorização do segmento Imobiliário. “Ainda desafiador, o cenário macroeconômico em 2023 foi mais favorável do que nos últimos anos, fortemente afetados pela crise provocada pela pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, Renda Fixa e Operações com Participantes performaram positivamente, com resultados consistentes. Mas, no consolidado, os resultados foram impactados pelos retornos negativos no segmento Imobiliário, que fechou 2023 com resultado acumulado de -9,06%”, explicou João Luiz Ribeiro Lopes, Gerente de Investimento da PREVHAB.

Em dezembro, a composição dos investimentos do Plano Plenus era a seguinte: 70,48% de aplicações em Renda Fixa, 27,64% referentes ao segmento Imobiliário e 1,88% em Operações com Participantes. “Esses 27,64% representam o Edifício Novo Mundo, principal ativo do plano, como também o Edifício Stela Angelorum e o Fundo de Investimento Imobiliário Via Parque Shopping. A PREVHAB continua direcionando seus esforços principalmente na rentabilização do Novo Mundo, após o retrofit realizado de 2016 a 2021”, lembrou João Lopes.

A Entidade reforça que o retorno aquém do esperado é consequência da crise que afeta o setor de imóveis corporativos na cidade do Rio de Janeiro. “O Plano Plenus tem no seu patrimônio os Edifícios Novo Mundo e Stela Angelorum. O primeiro totalmente desocupado e o segundo, dos dez andares tem, apenas dois ocupados, que foram alugados para a PREVHAB em abril de 2014, época em que o edifício estava totalmente ocupado. A crise econômica que se instalou depois disso frustrou as nossas expectativas em relação aos resultados desses investimentos. Considerando, por outro lado, que são imóveis em excelente estado, conservamos a perspectiva de que tal situação seja logo superada” afirma Mario Santiago, Diretor-Presidente da PREVHAB.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?