Trocando em Miúdos
Termos de finanças, investimentos, economia e previdência explicados para você entender melhor o seu plano de previdência e cuidar das suas finanças

PGA – Plano de Gestão Administrativa

O PGA é consequência da separação entre a Entidade e o Plano de Benefícios, levada a efeito pela Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, e expressa o papel daquela na administração deste.

O PGA é o depositário do fundo administrativo de cada Plano de Benefícios, cujo saldo é o resultado do movimento de receitas e despesas administrativas.  As despesas decorrentes do funcionamento da Entidade dividem-se em: despesas comuns e despesas específicas. As específicas são despesas associadas exclusivamente a um determinado Plano de Benefícios. Já as comuns, como o próprio nome indica, refere-se a todos os Planos de Benefícios administrados pela Entidade.

Um exemplo de despesas específicas são os impostos e a taxas incidentes sobre cada Plano de Benefícios e das despesas comuns são as despesas de pessoal da Entidade.  As despesas comuns correspondem, em geral, a mais de 85% das despesas da Entidade e são rateadas entre os Planos de Benefícios de acordo com o critério de rateio definido no Regulamento do PGA.

A Demonstração do Plano de Gestão Administrativa – DPGA registra os fluxos de receita e despesa administrativa por Plano de Benefícios, com a consequente evolução do saldo do respectivo fundo administrativo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?