Trocando em Miúdos
Termos de finanças, investimentos, economia e previdência explicados para você entender melhor o seu plano de previdência e cuidar das suas finanças

O que é e como funciona o Fundo Administrativo?

O Fundo Administrativo registra o resultado do movimento de receitas e despesas administrativas do plano de benefícios. Como se fosse uma conta bancária, seu saldo ao final do mês cresce quando as receitas administrativas são maiores do que as despesas administrativas – neste caso, diz-se que houve uma “constituição”. Já quando o saldo diminui, pelo fato de as despesas serem maiores que as receitas no período, há uma “reversão” do fundo administrativo.

O funcionamento do fundo administrativo é a forma mais evidente para se demonstrar que os fundos de pensão não possuem finalidade de lucro. Tudo o que a entidade recebe (receitas) além das despesas é revertido para o próprio plano de benefícios, através do seu fundo administrativo.

Estes recursos acumulados no fundo administrativo do plano são aplicados no mercado financeiro, e os resultados desses investimentos revertem, mais uma vez, para o próprio fundo administrativo.

Assim, como uma conta bancária comum tem o seu saldo e a sua movimentação detalhados num extrato bancário, o Fundo Administrativo tem o seu fluxo apresentado, mensalmente, no DPGA – Demonstração do Plano de Gestão Administrativa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Publicações recentes

Fique ligado!

Se você ainda não é nosso participante, cadastre-se para receber o nosso boletim eletrônico.

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Atendimento Prevhab
Olá! Em que podemos ajudar?