A incidência de doenças respiratórias aumenta no Brasil nessa época do ano, durante os meses do outono e do inverno. Temperaturas mais baixas favorecem a circulação dos vírus causadores de infecções como gripes, resfriados e Covid-19. Portanto, conhecer os sintomas de cada doença pode ajudar nos seus respectivos tratamentos.
GRIPE
É provocada pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Entre adultos, o quadro clínico pode variar de intensidade. Os idosos quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
COVID-19
É causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. As manifestações clínicas da doença são diversas e variam de acordo com o histórico de saúde e contexto vacinal de cada indivíduo.
Em geral, os casos são classificados de assintomáticos a críticos, de acordo com a gravidade da infecção. Casos assintomáticos são aqueles em que há teste laboratorial positivo para Covid-19 e ausência de sintomas.
Os sintomas mais frequentes nos casos moderados podem incluir desde sinais leves da doença, como tosse persistente e febre persistente diária, até sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19, como grande fraqueza muscular, prostração, falta de apetite e diarreia, além da presença de pneumonia sem sinais ou sintomas de gravidade.
Fonte: CNN Brasil