Conforme envelhecemos, fica cada vez mais comum enfrentarmos grandes desafios emocionais, tais como lidar com a perda de entes queridos e doenças crônicas, enfrentar mudanças de estilo de vida e outros. Por tudo isso, cuidar da saúde mental é essencial para a promoção de um envelhecimento saudável.
Em qualquer idade, o equilíbrio entre corpo e mente reduz o estresse, aumenta a resiliência, promove relacionamentos saudáveis e ajuda a manter uma perspectiva positiva diante dos desafios da vida. Mas para quem já passou dos 60 anos, isso vira um “plus”, já que contribui para uma melhor saúde física e um viver mais gratificante. Por isso:
1. Estimule o seu cérebro
Caça-palavras, quebra-cabeças e jogos de cartas ou tabuleiro são excelentes opções para desafiar o intelecto e exercitar a memória.
2. Continue a ler e a aprender
Além de entretenimento, a leitura e a descoberta de novos conhecimentos estimulam e imaginação e a criatividade.
3. Se possível, relaxe!
A meditação e outras técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e o relaxamento muscular progressivo, podem reduzir o estresse e promover a tranquilidade mental. A prática regular dessas técnicas pode trazer benefícios significativos para a sua saúde emocional.
4. Tenha uma vida social ativa
Participar de grupos sociais, clubes de interesse ou atividades comunitárias ajuda a combater a solidão e promove um senso de pertencimento e apoio emocional.
5. Em casos complexos, busque ajuda profissional
Psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais especializados em saúde mental podem oferecer suporte e orientação personalizados para enfrentar questões emocionais mais específicas.