51 anos na vanguarda da previdência complementar
A PREVHAB é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) voltada à administração de planos de previdência destinados a trabalhadores de uma mesma empresa ou a integrantes de uma mesma entidade associativa. Não trabalha com planos individuais.
Criada em 1971, a PREVHAB acumula grande experiência na gestão de planos de previdência complementar. Contando com equipe especializada e um amplo e integrado sistema informatizado, desenvolvido internamente e, por conseguinte, com complexidade e flexibilidade perfeitamente ajustada às necessidades de cada plano, oferece uma gestão eficiente do plano de previdência.
A independência de grupos financeiros elimina conflitos de interesses e permite à PREVHAB valer-se da concorrência de mercado para obter os melhores resultados, mesmo trabalhando apenas com as mais conceituadas instituições financeiras.
A visibilidade das ações gerenciais é um aspecto relevante da política administrativa, refletida no informativo mensal através de detalhada análise e comentários dos resultados dos investimentos, feitos em linguagem simples, abordando aspectos importantes da evolução dos planos de benefícios e do segmento de previdência complementar. Além disso, este portal mantém informações atualizadas e uma área de acesso restrito, onde são oferecidos aos participantes diversos serviços.
Nossa linha
do tempo
Antes mesmo da instituição do Sistema Nacional de Previdência Complementar (Lei 6435/77), o Conselho de Administração do Banco Nacional da Habitação - BNH, em 14 de dezembro de 1971, através da Resolução 31/71, autorizou a criação do Fundo de Previdência dos Servidores do BNH, com aporte de CR$ 1.000.000,00 (hum milhão de cruzeiros), para constituição das reservas iniciais.
Em 16/12/1971, a Diretoria do BNH cria o Fundo de Previdência dos Servidores do BNH, passando sua Carteira de Fundos e Garantias a administrá-lo.
Em 29/12/1971, o Conselho de Administração aprovou o Regulamento do Fundo de Previdência dos Servidores do BNH - FPSBNH.
Inicialmente, a administração do plano de benefícios coube ao próprio BNH, através da sua Carteira de Fundos e Garantias. Para acolher a movimentação dos recursos do plano de benefícios, a Resolução nº 41/71 criou o Fundo de Previdência dos Servidores do Banco Nacional da Habitação - FPSBNH. O Fundo iniciou as suas operações em janeiro de 1972.
Em 9 de fevereiro de 1973, o FPSBNH adquiriu personalidade jurídica própria, com o seu registro no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Cidade do Rio de Janeiro.
Em 27 de agosto de 1979, o Fundo de Previdência dos Servidores do Banco Nacional da Habitação - FPSBNH foi transformado na Associação de Previdência dos Empregados do Banco Nacional da Habitação - Prevhab.
Em 21 de novembro de 1986, o Decreto-Lei nº 2.291/86 extinguiu o BNH mediante a sua incorporação à Caixa Econômica Federal, que se tornou patrocinadora da PREVHAB.
Em 19 de julho de 1999, a Secretaria de Previdência Complementar homologou o pedido de retirada do patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Em 14/12/2005, foi aprovado pela Secretaria de Previdência Complementar, através da Portaria nº 295, um novo Estatuto para a PREVHAB, voltado para o multipatrocínio e ajustado à nova legislação da Previdência Complementar, com a nítida separação entre a Entidade e os planos de benefícios administrados.
Foi instituída a Assembleia Geral, que ficou reservada às questões fundamentais para a Entidade. Na eleição para a composição da administração, é considerado o peso do patrimônio líquido de cada plano de benefícios, e está garantida a representação legal mínima dos participantes, que poderá ser ampliada de acordo com o entendimento entre participantes e patrocinador ou instituidor, em cada plano de benefícios.
A razão social foi alterada para Prevhab Previdência Complementar.
Em 13 de fevereiro de 2009, o multipatrocínio ganhou expressão concreta na PREVHAB, com a decisão tomada pelo Conselho de Diretores do Grupo Fugro, na Holanda, aprovando o lançamento do Plano de Benefícios Fugro.
Em 4 de maio de 2009, a PREVHAB recebeu as primeiras contribuições referentes a empregados das empresas Fugro Brasil - Serviços Submarinos e Levantamentos Ltda. e Fugro Geosolutions (Brasil) Serviços de Levantamentos.
Em 17 de agosto de 2009, as empresas Geomag S/A Prospecções Geofísicas e Lasa Prospecções Ltda. formalizaram as suas adesões ao Plano de Benefícios Fugro.
Principal ativo imobiliário do Plano Plenus e prédio onde ficava a antiga sede da PREVHAB foi reconhecido como Patrimônio Cultural Carioca, por ser um belo exemplo de construção Art Déco, que representa a modernização do Centro da cidade durante os anos 30 e 50.
Devido aos preparativos para as obras de retrofit no Edifício Novo Mundo, a PREVHAB transferiu sua Sede para o 10º e 11º andares do Edifício Estela Angelorum, imóvel de sua propriedade, situado na Rua da Glória, 306 – Gloria, Rio de Janeiro.
A PREVHAB recebeu da PREVIC a certificação do Plano de Benefício Vitalício – BV: uma nova modelagem de plano de benefícios que foi concebida a partir da percepção da necessidade de formatos e regulamentos mais flexíveis, que facilitassem a adesão de novos participantes e patrocinadoras, além de servir como resposta a fatores que propiciam o surgimento de déficits nos Planos de Benefício Definido (BD).
Com o anúncio da Empresa Lopez Marinho Engenharia e Construções Ltda. como licitante vencedora para a execução das obras de retrofit do Edifício Novo Mundo, Diretores e Conselheiros da PREVHAB, além de representantes da Construtora, reuniram-se para a assinatura do instrumento contratual de empreitada global — fato que marcou o início oficial do retrofit.
A PREVHAB foi submetida à “Ação Fiscal Direta Ampla – AFDA”, que teve como objetivo a análise do grau de gerenciamento de risco da Entidade e, ainda, sua adequação aos princípios, regras e práticas de governança corporativa e de controles internos. A fiscalização, que é de rotina e realizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC em todos os fundos de pensão, não encontrou quaisquer irregularidades nos processos de gerenciamento ou de conduta da PREVHAB.
Após 3 anos, chegou ao fim o retrotif no Edifício Novo Mundo. A Diretoria da PREVHAB reuniu-se com representantes do IRPH e do Instituto Art Déco Brasil, além de equipe do jornal O Globo, para um tour guiado que exaltou o trabalho de recuperação das características originais da edificação, que é tombada como Patrimônio Material do Rio de Janeiro. Nos meses seguintes, participantes também foram convidados para visitar o Novo Mundo com exclusividade e puderam relembrar histórias afetivas com o prédio.
O jornal carioca O Globo publicou, em sua edição do dia 16 de julho, uma reportagem sobre o retrofit realizado no Edifício Novo Mundo destacando a imponência e a importância do prédio como patrimônio arquitetônico do Rio de Janeiro.
Com a preocupação trazida pela pandemia da Covid-19 no que diz respeito à aglomeração de pessoas, foi oferecida uma terceira alternativa para a manifestação dos eleitores – o VOTO DIGITAL, via internet, através do computador ou celular. Até então, as eleições para renovação dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade só aceitavam o voto impresso ou presencial.
O Edifício Novo Mundo (principal ativo imobiliário do Plano Plenus) recebeu a certificação LEED Platinum com o seu retrofit e transformou-se no único empreendimento com esse certificado em toda a América do Sul, demonstrando a alta qualidade do trabalho realizado.
Os 50 anos da PREVHAB prometem novidades para 2022, que representarão uma "virada de chave" — trazendo a contemporaneidade necessária para que a Entidade se prepare para os seus próximos 50 anos.