a saúde da mulher
O que o HPV tem a ver com isso?
Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, que são sexualmente transmissíveis.
A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa a doença. Mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos.
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, informe-se e previna-se!
Fonte: Ministério da Saúde
Principais sinais e sintomas
Alterações no padrão menstrual
Fique atenta a qualquer mudança, sangramento após a relação sexual ou fora do período menstrual regular.
Dor e desconforto
Sentir dores persistentes na região pélvica, durante o sexo ou no baixo ventre, não é normal. Ao perceber esses sintomas, avise seu médico.
Secreção anormal
Observe sua secreção vaginal. Alterações na cor, cheiro ou quantidade da secreção é um motivo de alerta.
Outros menos comuns
Em alguns casos pode-se apresentar cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas, perdas involuntárias de urina ou de fezes.
Prevenção: ação para a saúde!
Vacine-se contra o HPV
A principal forma de se prevenir o câncer de colo do útero é através da vacina! Procure seu médico ou um posto de saúde para mais informações.
Faça exames regulares
Não deixe de fazer exames ginecológicos periódicos, como o Papanicolau. A detecção precoce faz toda a diferença.
Use preservativos em relações sexuais
Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.
Uma seleção de vídeos
para você se informar ainda mais
A seguir, selecionamos alguns vídeos que podem te ajudar a se informar melhor.